sábado, 9 de janeiro de 2010

Lula privatiza BR-324 e o povo vai pagar pedágio

Seguindo o mesmo caminho de FHC, que privatizou a Cia Vale do Rio Doce, a Embratel e outras estatais, o governo Lula encerrou o ano passado com a privatização da BR-324 (Salvador-Feira) e de lá (BR-116) até a divisa com Minas, num total de 667 km. Com a venda das estradas federais, que é um valioso bem público assim como qualquer empresa estatal, a empresa compradora vai cobrar pedágio de todos os veículos (carros, motos, ônibus, taxi, caminhões, etc.), sendo que uma das praças de cobrança vai ficar em Passagem dos Teixeira. Outra praça será em Feira e outras cinco na BR-116. E o povo que não tem carro e anda de ônibus não está livre do pedágio, pois as empresas vão repassar o valor do pedágio para as passagens.
Lula usa o argumento de que a BR está em péssimas condições, esburacada. De fato, mas a solução é investimento em manutenção, e não a privatização, como se para todo problema que houvesse com estatais a venda seria a solução. Seria o mesmo que dizer que para acabar com as filas e as taxas do Banco do Brasil ou baixar o preço da gasolina ou do gás a solução seria a privatização do Banco e da Petrobras. Na verdade, tal manobra só beneficia interesses de empresas privadas (os mesmos desde Collor e FHC), pois a BR-324 (assim como a 116) são as mais movimentadas do Brasil, o que é lucro certo para a compradora. A exploração do pedágio será por 25 anos, só terminando (podendo renovar) em 2035.
O PSOL sempre se posicionou contra a privatização das BRs e de todas as empresas estatais, assim como defende a reestatização da Vale do Rio Doce. A justiça paulista chegou a embargar o processo, mas o governo federal, através do ministério dos transportes (cujo ministro é do PR, o mesmo partido de Tonha), derrubou o embargo e o leilão foi feito. Isso é só a ponta do iceberg do governo Lula, que gastou R$ 12 bilhões com todas as 12,4 milhões de famílias beneficiadas com o Bolsa Família durante todo o ano de 2009, mas deu R$ 17 bilhões ao FMI e seus banqueiros internacionais de uma vez só no ano passado.

2 comentários:

  1. Não, há solução para esse tema! Se não privatizar as estradas, continuaram essas merdas de rodovias, matando milhões de brasileiro todos os anos!

    ResponderExcluir
  2. A solução é parar de roubar aplicar bem os impostos que paga-se. O desgoverno lula é corrupto e neoliberal assim como o psdb.

    ResponderExcluir